POTÊNCIAS APOIADAS

Conheça as lideranças que já foram potencializadas por meio das estratégias da Plataforma Alas e entre em contato com elas para inspirar-se a trilhar os caminhos trilhados por elas e para criar elos que as possibilitem abrir as suas asas e voar rumo à construção de uma sociedade pautada pela equidade.

Dú Pente

Possui experiência no legislativo municipal, em países da América Latina e no terceiro setor como gerente de projetos, equipes e de planejamento estratégico. Cocriador e está gerente de Projetos e Estratégia da Juventude Negra Política (JNP), além de atuar como consultor e cursar MBA em Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo (USP).

E-mail: dupentebr@gmail.com

Thiago Messias Morais da Silva

Profissional do Direito e da Gestão Pública, com experiências que passam pela iniciativa privada (banco, escritório de advocacia, startups), poder público (Prefeitura de São Paulo e Cambuquira-MG) e terceiro setor (OSCIPs). Residente em Cidade Tiradentes, no Extremo Leste da capital Paulista.

E-mail: thiago.messiascam@gmail.com

Leandro Silva de Araujo

Ativista ambiental, integrante de movimentos de cidadania. Filho de uma ex-empregada doméstica e de um pescador artesanal salvo pela educação. Mestrando em Políticas Públicas, especialista em gestão pública, graduado em Economia.

E-mail: leandrocubatao@bol.com.br

Jesus dos Santos

Jesus dos Santos, pai, empreendedor, design, músico/DJ, produtor cultural e consultor de políticas públicas. Foi vice-presidente estadual, em 2005, da Associação Baiana Estudantil Secundarista e representante da Bahia na executiva nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas UBES). Integrou coletividades culturais e movimentos como o Movimento Cultural das Periferias. Participou, em 2019, da Bancada / Mandata Ativista como codeputado.

E-mail: jesusinsurgente@gmail.com

Gabriel Mattos

Conselheiro municipal de Políticas Culturais de Fortaleza, gestor e produtor cultural. Técnico em Logística e graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação tem foco nas culturas do funk, do hip-hop e da favela.

E-mail: onemattos@gmail.com

Luiz Phelipe da Silva Maia Carneiro

Jovem negro favelado de 24 anos, natural da periferia de São Paulo – reside em Belo Horizonte (MG) por motivos de estudo. Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco em pautas como assistência estudantil, ações informativas e saúde mental. Estagiário da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pesquisador sobre população em situação de rua.

E-mail: lpmaia97@gmail.com

Najara Lima Costa

Doutoranda em humanidades, direitos e outras legitimidades pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), socióloga pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora do livro Quem é Negra/o no Brasil?. Professora e pesquisadora das relações raciais, atuando especialmente na análise e impacto das políticas afirmativas. Como ativista, compõe o debate político antirracista. Foi a única mulher candidata à Prefeitura de Taboão da Serra (SP) em 2020, entre nove candidatos homens, alcançando 8.734 votos e ficando em quarto lugar na disputa.

E-mail: najaracosta5@gmail.com

Rárika de Araújo Bastos

Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Filosofia (2011), bacharel em Gestão de Políticas Públicas (2016) e especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2016) pela mesma instituição. Ocupou de 2013 a 2015 a Coordenação da Política de Juventude. Esteve, em 2016, à frente da Gerência de Proteção Social Básica (PSB), Políticas de Assistência Social do Município de Parnamirim (RN). Atua como secretária adjunta de Serviços Urbanos. Atuou como assessora técnica na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana em Parnamirim (RN) e no terceiro setor como diretora do Projeto Sementinha de Esperança, fomentando atividades voltadas à Política de Resíduos Sólidos. Desenvolve atividades de consultoria e assessoria na elaboração e execução de planos, programas e projetos nas áreas social e ambiental em diversos municípios do Estado.

E-mail: rarikabastos@gmail.com

Holdry Thais Epifanio de Oliveira

Quilombola pertencente à comunidade Carrapatos da Tabatinga, formada em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduanda em Administração Pública pela PUC Minas. Integrante da Coletiva de Mulheres Indígenas e Quilombolas e do Comitê de Saúde da cidade de Bom Despacho. Liderança e ativista local do quilombo do qual faz parte.

E-mail: holdryoliveira@gmail.com

Thaíse Bezerra Pacheco Santos

Mulher preta, nordestina, periférica, ativista na luta pelo direito à moradia e educadora popular. Atuei como catadora de recicláveis, diarista, vendedora ambulante e vendedora de móveis. É mestranda na Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

E-mail: thaisepacheco31@gmail.com

Edna Correia de Oliveira

Nascida e criada na comunidade quilombola de Santa Luzia, em Jaíba (MG), que faz parte de um conjunto de comunidades que, juntas, compõe o maior território quilombola de MG – 27 comunidades em sete municípios.

E-mail: edna.jaiba@gmail.com

Keysse Dayane de Sousa

Quilombola, candomblecista, bacharela em Direito e militante desde 2015 contra seletividade penal – palestra sobre o tema em escolas e órgãos públicos. Foi candidata a vereadora pelo PSOL em São Luís (MA). Faz residência jurídica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Direitos Humanos.

E-mail: keyssedayane@gmail.com

Nestor José Maria Neto

Graduado em Administração de Empresas, pós-graduando em Administração Pública e em Gestão Comercial e Negócios, pós-graduando em Cultura Afro-Brasileira e Africanidades. Presidente do MDB Afro Nacional, presidente nacional da Connegro, membro do Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães e coordenador do Movimento Negro Partidário (MNP). Ativista Social, candidato a vice-prefeito de Salvador em 2012 diretor-geral de Saúde de Salvador (2013 a 2016). Líder da Revolta do Buzú em 2003 e idealizador da Década do Afrodescendente no Brasil (2021-2030).

E-mail: nestornetofederal@gmail.com

Luciene Tavares da Silva Lima

Professora graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e mestre em Formação de Professores. Quilombola da comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (PB), líder comunitária, coordenadora adjunta da Organização de Mulheres Negras de Caiana (OMNC), coordenadora do Projeto Vivenciando Caiana, pesquisadora e palestrante das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. Integra desde 2002 o Grupo de Dança afro Cor da Terra e, desde 2020, o Comitê Estadual Fazer Valer as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

E-mail: lucienebelezanegra@hotmail.com

Sirlene Jesus Santos Azevedo de Melo

Líder comunitária quilombola, mãe de Douglas e Maria, bisneta de Maria, neta de Izaltina, filha de Maria. Assistente Social, pós-graduada Gestão de Pessoas, presidenta da Associação Mulheres Danadras, promotora legal popular.

E-mail: sirlene-santos@hotmail.com

Max Maciel

Nascido e criado em Ceilândia (DF). Pedagogo, ativista e empreendedor social. Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB). Suplente de deputado distrital pelo Psol com 8.515 votos. Podcaster no Papo de Quebrada e está coordenador pedagógico no Programa Jovem de Expressão.

E-mail: maciel.maxdf@gmail.com

Adriana de Castro

Formada em Engenharia Agronômica e militante da pauta feminista e quilombola. Vereadora eleita em 2020 em exercício do primeiro mandato.

E-mail: adrianacastrosjpi@hotmail.com

Lucilene Kalunga

Nascida em Cavalcante (GO). É quilombola kalunga e atua há mais de 15 anos como liderança na comunidade. Bacharela em Turismo e especialista em formação docente em História e Cultura das Africanidades Brasileiras (UEG). Tem experiência como gestora pública em cargos em órgãos do governo, nos quais trabalhou pela promoção da igualdade racial. Integra a articulação técnica do Projeto Quilombos Sustentáveis em Rede (IFG); é integrante do Fórum Goiano de Mulheres e do Grupo de Mulheres Negras Malunga, conselheira do Conselho Estadual da Mulher e representante civil na Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial do IFG – e está secretaria estadual da Mulher do PSB de Goiás. Atua também na realização de palestras e oficinas sobre combate ao racismo, comunidades tradicionais e cultura negra.

E-mail: lucilenenegacalunga@gmail.com

Maria Antonia Teixeira Dias

Antonia Cariongo, 42 anos, coordenadora do Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Quilombolas de Santa Rita e Itapecuru. É integrante da Executiva Estadual no Maranhão e do Diretório Nacional do PSOL e é pré-candidata a senadora nas eleições de 2022 no estado do Maranhão.

E-mail: ma8501911@gmail.com

Rafael Aquino

Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e graduado em Processos Gerenciais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Autor do livro Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É também mobilizador cultural na cidade de Contagem e fundador da Associação Move Cultura e da Casa Criativa.

E-mail: rafaelquinoo@gmail.com

João Victor Barbosa Teodoro

Graduando em Relações Internacionais e pós-graduando em Urbanismo Social & Políticas Públicas. Tem um projeto social desde 2012 na comunidade onde mora e foi voluntário em diversos projetos sociais voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, participa como representante estadual e municipal de iniciativas do campo das Relações Internacionais.

E-mail: joaovictor1contabilidade@gmail.com

Fabricio Fernandes

Líder protestante de uma igreja fundada por negros Norte Americanos. Graduando em Gestão Pública pela UNINTER e licenciando em História pela UFF/RJ. Atua na militância de igualdade racial, é presidente do Movimento Negro do PDT/Niterói e vice-presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FAMNIT). Tem colaborado na formulação e implantação de políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal. Participou de forma ativa da última Conferência de Igualdade Racial, construindo o evento em Niterói, sendo delegado nacional naquela experiência.

E-mail: ffefernandes@hotmail.com

Jeffeson William Pereira

Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Educação e mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na mesma instituição. Assistente Social. Possui experiência de pesquisa na área de diversidade sexual, saúde, assistência social, gestão e avaliação de políticas sociais. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade na Amazônia. Compõe a atual gestão da Regional Norte 1 da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) – Gestão 2021-2022 “Aqui se Respira Luta!”. Ex-Presidente do PSOL-Manaus.

E-mail: jeffesonpereira@yahoo.com.br

Aniely Mirtes Soares Alves

Pedagoga, terapeuta naturologista e pós-graduanda em liderança e gestão de pessoas. Foi gerente operacional de direitos LGBT na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba. Ativista pelo empoderamento feminino e LGBT em movimentos sociais e culturais em João Pessoa (PB), como Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria e Grupo de Maracatu Feminino Baque Mulher. Foi também secretária do Conselho Estadual de Direitos LGBT/PB,
entre outras instituições de atuação sociocultural. Atua também como coordenadora do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), promovido pela Cooperativa de Educadores da Paraíba (COOPEDUC-PB), coordenadora estadual de movimentos sociais e políticas públicas na Rede Sustentabilidade e consultora de projetos sociais na Associação Agrícola de Moradores de Muçumagro/JP-ACAM.

E-mail: anielymirtes@gmail.com

Thamires Lima

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestranda em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT) e pesquisadora na área de gênero e diversidade. Desenvolve estudos sobre as mídias alternativas durante o período da ditadura civil-militar no Brasil e desigualdade de gênero na política brasileira. Suplente na Câmara de Vereadores de Palmas (TO) pelo Coletivo SOMOS. Pré-candidata a deputada federal como porta-voz da candidatura coletiva SOMOS Tocantins.

E-mail: thamireslima@uft.edu.br

Anabela Aparecida Gonçalves Vaz Silva

Socióloga formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com especialização em Produção Cultural Contemporânea pela Escola Itaú Cultural, com extensão em estudos da Genealogia do gênero – PUCSP. Moradora da periferia Sul de São Paulo, atua há 20 anos como ativista na região com ações e gerência de projetos na área de gênero, política e cultura e Juventude, em coletivos como KATU de educação popular, Fala Guerreira e Periferia Segue Sangrando. Candidata a vereadora pelo Coletivo Mais Direito à Cidade. Presidenta da OOSC Bloco do Beco, escritora da coluna Yalodes, no portal Desenrola E Não Me Enrola. Tem obras poéticas em coletâneas poéticas periféricas, como Sarau do Binho, Versos em Versos e Sarau das Pretas.

E-mail: belaanavaz@gmail.com

Philyp Tyago Xavier Rodrigues

Autoridade de matriz africana do Povo Jeje. Atua junto ao Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (FONSANPOTMA) e PDT Axé, organizações respectivamente suprapartidária e partidária que visam lutar pela conquista de politicas publicas dos povos de matriz africana, negros e populações periféricas.

E-mail: philyp.tyago@hotmail.com

Giancarlo Moreira Gama

Nascido em Jundiaí (SP). Vereador em Cabreúva (SP) aos 20 anos de idade – foi o segundo mais jovem da história da Câmara da cidade e é o único representante autodeclarado negro. Estudante de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), formado pelo RenovaBr, multiplicador Politize! e voluntário da Escola Comum. Acredita na construção de uma sociedade mais igualitária, justa, com melhores condições de vida para todas as pessoas, na construção de uma democracia consolidada e que tudo isso só será possibilitado com a partir de uma política melhor, mais diversa, participativa e democrática. Apaixonado pela família, pelas pessoas e pela coletividade.

E-mail: giancarlogama.vereador@gmail.com

Tamires Sampaio

Advogada, mestra em Direito Político e Econômico, secretária-adjunta de Segurança Cidadã em Diadema. Pré-candidata a deputada federal.

E-mail: tamylpdf@gmail.com

Adriana Rodrigues de Jesus (Mulheres de Orí)

Organização de mulheres negras de terreiro que utilizam a cultura alimentar afro como ferramenta de combate ao racismo e ao machismo. Desenvolve pesquisa e formação ligadas a temáticas que envolvem a cultura alimentar afro.

E-mail: mulheresdeori@gmail.com

Bianca Lopes Rodrigues

Graduanda em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Assistente jurídico no escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e integrante do Comitê Soma pela igualdade racial. Pesquisadora no Grupo Casos Didáticos da UPM.

E-mail: biancalpsr@outlook.com

Beatriz Silveira e Santos

Enfermeira sanitarista, com proficiência em políticas públicas de Saúde, Advogada pós-graduanda pela PUCRS em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Atuação em comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro e no Vale do Jequitinhonha (MG) como coordenadora de equipe da Estratégia de Saúde da Família. Vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial e Homoafetiva e Conselheira da 8ª Subseção da OAB/RJ (São Gonçalo-RJ). Colaboradora na produção de matérias na Agência de Notícias de Favela. Colaboradora da CNPI (Comissão Nacional de Promoção de Igualdade), da OAB Nacional.

E-mail: bea.ses.adv@gmail.com

Luciene do Carmo Rodriuges de Andrade

Sou graduada em Gestão de Negócios Internacionais (USM, 2001) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Fatec, 2009). Tenho MBA em Experiência do Usuário, com mais de 15 anos trabalhando com tecnologia e marketing. Desde 2011 empreendendo como sócia da Webba Desenvolvimento de Sistemas Web.

E-mail: luciene@webba.com.br

Emmely Marques da Silva

Recifense, administradora, movida por propósito e pela possibilidade de gerar impacto e transformações positivas para as pessoas e sociedade. Voluntária na Fundação Estudar desde 2014 e atualmente é atração de talentos no Grupo Boticário.

E-mail: emmelyms@gmail.com

Andressa Hygino

Sou mulher negra e periférica, bacharela em cinema e mestra em filosofia. Sou idealizadora do Cinelab Infantil, um laboratório itinerante de experimentação do cinema para crianças e adolescentes da periferia do Rio de Janeiro.

E-mail: andressa_hr@yahoo.com.br

Daniela Nunes Araujo

Jornalista, mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela FEBF/UERJ. É coordenadora-executiva da ONG Bem TV Educação e Comunicação desde 2010, na qual atua mobilizadora de recursos. Exerce a função de diretora-executiva de documentários, atualmente dirigindo programas do projeto ‘Comunidade em Cena”, com janela mensal no Canal Saúde, da Fiocruz, exibido em rede Nacional.

E-mail: dani@bemtv.org.br

Antonio da Conceição Montes

Sou Analista Judiciário/Psicólogo do Tribunal de Justiça do Amazonas lotado na Maria da Penha e doutorando em psicologia pela Universidade São Francisco que visa desenvolver um trabalho voltado para avaliação psicológica de homens agressores conjugais com intuito de desenvolver a pesquisa na área e melhorar a aplicação das medidas previstas na lei Maria da Penha

E-mail: antoniomontes2@yahoo.com.br

Luiz Felipe de Oliveira Teixeira

Comissário da polícia civil aposentado, coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado/RS, membro convidado da Comissão sobre a verdade da Escravidão Negra da OAB/RS, nascido no bairro Floresta, conhecido por “Vila do Torrão”, Bagé/RS.

E-mail: felipedeoliveira275@gmail.com

Tatiana de Jesus Ferreira Pereira

Sou Engenheira de Pesca, Especialista em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental, Mestra em Sustentabilidade de Ecossistemas e curso MBA Gestão de Projetos e processos. Ativista social das causas comunitárias no bairro que moro em São Luís do Maranhão. Participo do Instituto Dica Ferreira organização social que atua com pré vestibular Unicoroadinho, Cine Favela, Estação Resistência. E e etc.

E-mail: tati.engpesca@gmail.com

Lisandra Mara Silva

Arquiteta e Urbanista da Cia. Urbanizadora e de Habitação de BH/MG com representação nos Conselhos de Igualdade Racial e de Política Urbana. Doutoranda (UFMG) e pesquisadora do grupo Africanidades e Cidade. Ativista pelo direito à cidade e membra do Coletivo Habite a Política.

E-mail: lisandram@gmail.com

Thatiane Lima Gomes

Sou a Thatiane Lima. Engenheira formada pela USP com atuação no setor público e fazendo transição para o mercado privado. A Fundação Tide Setubal está me apoiando na realização do meu sonho de realizar o meu intercâmbio e me desenvolver profissional e pessoalmente.

E-mail: thatiane.lima01@gmail.com

Lupita de Amorim Novais Silva

Lupita Amorim, 22 anos. Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadora do Coletivo Negro Universitário da UFMT, representante de estudantes negras(os) no Conselho de Política de Ações Afirmativas e Extensionista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), sob coordenação do Profa. Dra. Candida Soares da Costa.

E-mail: lupitaamorimcoulee@gmail.com

Josiara Barbosa Diniz Leite

27 anos, bacharel em Ciência Política e em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em Gestão Pública e em Políticas Públicas para Igualdade. Pós-graduanda em Orçamento Público e em Políticas Públicas e Governança Pública. Atualmente, trabalha como assessora de orçamento e processo legislativo no Senado Federal.

Jonathan Santos Silva

Ganhador dos Prêmios da Fundação Tide Setubal para apoio ao desenvolvimento de lideranças pretas e o de Pretos Empreendedores da Central Única das Favelas (CUFA). Administrador, cofundador da Rede Cenafro em Alagoas, CEO da Formmer Afro Consultoria, consultor em Afrofuturismo, Afroempreendedorismo e Gestão de Afronegócios.

E-mail: jonathansilva.arap@gmail.com