QUEM SOMOS

Alas é uma plataforma de encontro com a proposta de um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança. Esse percurso acontece com apoio ao desenvolvimento de lideranças negras por meio de oportunidades de formação e fortalecimento em diferentes momentos da vida. Por outro lado, a Plataforma Alas quer envolver lideranças brancas em ações que possam gerar e ampliar essas oportunidades, movimentando recursos para ampliação de apoios e também para ações de mudança nas estruturas e espaços de decisão que ocupam.

A proposta da plataforma Alas nasceu após o lançamento do Edital Caminhos, realizado pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o Instituto Ibirapitanga e a Porticus América Latina. Neste primeiro momento, 31 lideranças negras receberam o aporte de R$ 15 mil para aprimorar sua formação e acelerar a evolução em suas carreiras. Um recurso para que pudessem participar de seminários e cursos no exterior, aprimorar o inglês, desenvolver uma técnica específica de sua área, enfim, fazer escolhas e acessar oportunidades que muitas vezes se apresentam apenas para as pessoas brancas.

A partir dessa experiência, o Programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, em conjunto com lideranças negras parceiras, desenharam estratégias de apoio para diferentes momentos de vida e carreira. Anualmente, diferentes editais serão realizados para selecionar novos apoiados. Paralelamente, empresas, universidades, fundações e institutos serão sensibilizados e mobilizados a atuarem de forma efetiva pelo pacto coletivo da equidade.

O princípio da plataforma é que a equidade racial somente será alcançada se for uma decisão da sociedade, uma escolha feita em cada diferente espaço de trabalho, estudo e gestão, públicos e privados. Uma decisão que só pode ser tomada se esses espaços forem, eles próprios, diversos. Acreditamos que ampliar a participação de pessoas negras em espaços de decisão e poder é fundamental para a construção de uma sociedade pautada pela equidade.

 

Financiadores da Plataforma Alas:

Parceiros da Plataforma Alas: