Fundação Estudar abre programa de bolsas para pessoas interessadas na área tecnológica

Apoiar a trilha acadêmica de estudantes em universidades de referência na área tecnológica no Brasil e ao redor do mundo. Este é o objetivo do Tech Fellow, programa de bolsas de estudos da Fundação Estudar voltado a jovens que estudam ou estão em processo de ingresso em instituições de referência no Brasil ou no exterior, cujas inscrições estão abertas e irão até 27 de maio.

Em linhas gerais, o programa Tech Fellow promove financiamento de até 95% para as pessoas selecionadas poderem pagar pelo curso, seja em universidades de renome no Brasil, como Insper, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), assim como no exterior – alguns exemplos são o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Yale University e University of Notre Dame. O valor prevê também o pagamento de despesas de manutenção, tais como moradia, alimentação, transporte e livros, por exemplo.

Além disso, o programa da Fundação Estudar prevê mentorias com profissionais atuantes na área tecnológica, assim como apoio individual e personalizado para que as pessoas selecionadas possam alavancar os seus respectivos objetivos e, consequentemente, alavancar suas trajetórias.

Além disso, as pessoas selecionadas poderão também fazer parte de comunidade composta por demais jovens integrantes do programa Tech Fellow – o objetivo é apoiar o desenvolvimento de conexões entre essas mesmas pessoas.

O que o programa Tech Fellow contempla?

O valor da bolsa do Programa Tech Fellow prevê o pagamento de bolsas de estudos contemplando entre 5% e 95% do valor solicitado pela pessoa candidata. Variações poderão ocorrer de acordo com as suas necessidades financeiras e com a decisão do comitê de tecnologia na reta final das avaliações. Outras variáveis nesse sentido abrangem o perfil acadêmico da pessoa, assim como a duração e o local do curso.

É importante destacar que a abrangência do programa restringe-se a universidades e instituições de ensino dentro da área tecnológica, em cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Data Science, Sistemas de Informação e cursos relacionados).

Dentro desse contexto, o Tech Fellow aceita programas de graduação (Major), dupla graduação (Double Major), graduação em área secundária (Minor) e intercâmbios com duração superior a dois meses.

Sobre participação e seleção

Os pré-requisitos para a participação no programa Tech Fellow abrangem a nacionalidade brasileira para pessoas de até 34 anos. Além disso, a pessoa deverá, obrigatoriamente, cursar ou estar em processo de aceitação para graduação ou intercâmbio de longa duração em universidades no Brasil ou no exterior.

O processo de inscrição abrange, inclusive, o preenchimento de testes de perfil e de lógica, programação e trajetória, assim como entrevistas individuais para a pessoa avaliadora conhecer a trajetória de quem se candidatou.

Outros pontos relativos ao processo seletivo dizem respeito a:

  • Avaliação técnica, por meio de entrevista conduzida por especialista na área de atuação para aprofundar o conhecimento técnico da pessoa candidata;
  • Aprofundamento, abrangendo entrevistas conduzidas por Tech Fellows para aprofundamento da trajetória;
  • Painel final conduzido por especialistas na área tecnológica da rede ou pessoas parceiras da Fundação Estudar para aprofundamento de trajetória, realizações e aspirações.

Sobre as inscrições

Pessoas interessadas no programa Tech Fellow da Fundação Estudar poderão conferir mais informações e inscrever-se por meio deste link.

O anúncio da aprovação no Tech Fellow 2024 está previsto para setembro de 2024.

Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels