Novas organizações preparam ações de promoção da equidade racial e formação de lideranças negras

Imagem de um jovem usando um notebook. A imagem ilustra o texto sobre o matchfunding das estratégias Asas e Elos.

A Plataforma Alas, lançada pela Fundação Tide Setubal em 2021, convocou em janeiro de 2024 instituições de ensino, organizações sociais e empresas comprometidas com a promoção da igualdade racial para se unirem em uma nova fase de apoio à formação de lideranças negras. Essa iniciativa visa fortalecer e apoiar jovens pessoas negras (pretas e pardas) em sua jornada educacional e profissional.

Uma das estratégias adotadas pela Plataforma Alas é o matchfunding. O mecanismo permite que as propostas selecionadas recebam apoio financeiro tanto da plataforma quanto de doações coletivas. Por exemplo, para cada R$ 1 arrecadado pelas iniciativas selecionadas, a Plataforma Alas contribui com mais R$ 2, ampliando significativamente o impacto dos recursos disponíveis.

Estratégias de Atuação: Asas e Elos

A Plataforma Alas atua com diversas iniciativas, entre as quais é possível destacar as estratégias Asas e Elos. A Estratégia Asas visa beneficiar jovens que moram nas periferias, oferecendo programas de formação voltados ao desenvolvimento pessoal, educacional e liderança. Já a Estratégia Elos busca proporcionar oportunidades educacionais para pessoas negras em instituições de ensino de excelência, com ênfase em áreas como carreira pública.

Para este primeiro chamado de 2024, foram convocadas cinco organizações inscritas que preencheram os requisitos da seleção:

Estratégia ELOS

  • Instituto Semeadores de Jovens Talentos (São José dos Campos-SP);
  • Insper (São Paulo-SP);
  • Columbia Global Centers | Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ).

Estratégia ASAS

  • Associação Santa Plural – Colégio Santa Cruz (São Paulo-SP)
  • Associação pela Família – Escola Nossa Senhora das Graças / Gracinha (São Paulo-SP)

Daniel Cerqueira, orientador pedagógico da Escola Gracinha, ressalta o impacto para a formação de jovens da escola com os recursos buscados na Plataforma. “Ano a ano estamos trabalhando para a nossa escola ter uma política antirracista. Para isso, são várias as frentes de atuação. Essa lógica reflete-se na contratação de profissionais negros, na formação docente e na reorganização curricular. Idem na abertura de vagas para alunas e alunos negras e negros e nas ações pedagógicas que rompam com a lógica tradicional da questão racial.”

A escola prepara dois eventos formativos para estudantes do oitavo e do nono anos, denominados como Jornadas Afro-Brasileiras. Formadas exclusivamente por pessoas pesquisadoras, arte-educadoras e lideranças negras, as jornadas levarão atividades teóricas e práticas para pensar sobre aquilombamentos, sustentabilidade nas comunidades tradicionais, memória, corpo e poder negro nas grandes cidades brasileiras. “O recurso que conseguirmos captar será fundamental para que nossas e nossos adolescentes tenham as jornadas e possam refletir sobre os valores sistematizados pela professora Azoilda Trindade”, completa Daniel.

Perfil das proponentes e compromisso pela equidade racial

As organizações e instituições interessadas em participar demonstraram ter compromisso sólido com a equidade racial e estar alinhadas com os princípios e diretrizes da Plataforma Alas.

Esse é também o caso do Colégio Santa Cruz. Francisca Guerreiro Trindade, coordenadora executiva do Santa Plural – Fundo de Bolsas para o Colégio Santa Cruz, acredita que a disparidade étnica nas escolas privadas é uma realidade que também precisa ser enfrentada. “É nesse sentido que o Santa Plural se compromete a mudar esta realidade, tornando a educação de qualidade oferecida pelo Colégio Santa Cruz acessível a crianças negras e indígenas que consigam ou não custear as mensalidades.”

Dentro das possibilidades arrecadadas na campanha do Matchfunding, o colégio custeará uma bolsa de estudos em 2024, assim como a realização do Festival Plural, visando promover a diversidade racial na escola por meio de manifestações culturais e artísticas. Ainda, o colégio visa oferecer uma Trilha Formativa em Parentalidade Antirracista liderada por uma pedagoga especialista em estratégias para combater o racismo na estrutura familiar.

O processo de seleção das organizações foi realizado por um comitê de avaliação composto por representantes da Fundação Tide Setubal, Plataforma Alas e da Benfeitoria. As propostas foram avaliadas com base em critérios como adequação ao escopo da carta-convite, potencial de financiamento coletivo e representatividade regional.

Promovendo a Mudança

A Plataforma Alas reconhece a importância de promover a diversidade, inclusão e equidade em todas as esferas da sociedade. Ao investir na formação de lideranças negras, busca-se não apenas corrigir desigualdades históricas, mas também promover um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Em um momento crucial no qual a luta por igualdade racial é mais urgente do que nunca, a Plataforma Alas emerge como uma força catalisadora. Isso ocorre, por fim, ao unir diferentes setores da sociedade em prol do objetivo de criar um mundo onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de sucesso e realização.

Triplicar apoios

As campanhas da Plataforma Alas para apoio a lideranças negras estão disponíveis neste link.

Foto: Nappy / @alyssasieb