Matchfunding Novos Caminhos mobiliza mais de R$ 285 mil para apoio a 20 lideranças negras

Imagem de uma mulher. Ela tem cabelos cacheados, usa uma camisa branca e manuseia um notebook. A foto foi escolhida para ilustrar a nota sobre o Matchfunding Novos Caminhos.

Por Amauri Eugênio Jr. / Foto: Pavel Danilyuk / Pexels

Vinte lideranças negras políticas apoiadas. Este foi o saldo do Matchfunding Novos Caminhos, iniciativa da Plataforma Alas para apoiar líderes negras e negros na esfera política. Essa ação de fomento foi realizada por meio de parceria com a Fundação Open Society, o Instituto Galo da Manhã e o Instituto Ibirapitanga.

Nesta edição, o apoio às vinte lideranças ocorreu por meio de mobilização de R$ 285.827. Esse montante foi doado por 702 pessoas, que foram determinantes para colaborar com os passos seguintes das e dos profissionais que receberam apoio para poderem dar os passos seguintes em suas respectivas trajetórias. Ou seja, todas as lideranças alcançaram as suas respectivas metas de arrecadação.

As lideranças apoiadas nesta edição, vale destacar, haviam sido contempladas em edições anteriores do Edital Traços, também organizado por meio da Plataforma Alas. Elas fizeram parte do apoio para a área de Política Institucional, do segundo ano do edital.

A opção por apoiá-las tem como premissa os percalços enfrentados por tais lideranças para alcançar e se manter na esfera política. “Conversando com lideranças políticas do movimento negro, percebemos que candidatas/os não eleitas/os perdem drasticamente os investimentos após as eleições. Às vezes, elas não conseguem retomar seus postos de trabalho anteriores”, comenta Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, à época do lançamento desta edição do Matchfunding Novos Caminhos.

“Por isso, temos de assegurar que suas trajetórias sejam acompanhadas e desenvolvidas, de modo a contribuir com a não desistência de sua ocupação em espaços decisórios”, ressalta Viviane.

O ponto levantado por Viviane Soranso tem como exemplo a quantidade de parlamentares eleitas/os para a Câmara dos Deputados em 2022. Para se ter uma ideia, entre os 4.886 de candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, foram eleitas/os 134 deputadas/os desse grupo. Esse patamar equivale a, respectivamente, 47% do total de candidatas/os e a 25% do total de parlamentares da casa legislativa. E tais indicadores reforçam a sub-representação de pessoas negras nesse espaço, ao levar-se em consideração que ela compõe mais da metade da população brasileira.

Saiba mais

Conheça neste link as vinte lideranças apoiadas por meio do Matchfunding Novos Caminhos. Acompanhe também plaataformaalas.org.br para conferir as próximas ações de fomentos realizadas por meio dela.