Novas estratégias para financiar lideranças negras

Imagem de uma mulher sentada em frente a um computador no qual há post-its colados na tela. Ela segura papéis referentes à análise de um projeto do qual ela participa.

Por Daniel Cerqueira / Foto: Mizuno K / Pexels

O desafio de ampliar as oportunidades para as lideranças negras pede ações integradas como forma de ampliar os seus alcances. Uma das iniciativas da Fundação Tide Setubal dentro dessa linha de atuação é o matchfunding da Plataforma Alas. Desta vez, a plataforma contempla o lançamento de campanha de financiamento coletivo relativa a duas estratégias, as quais são voltadas para instituições de ensino, organizações sociais e empresas: as estratégias Asas e Elos.

O investimento nas lideranças negras pela Fundação tem sido consistente desde 2021, quando capitaneou um movimento colaborativo de busca pela equidade racial em posições de liderança – o resultado foi o lançamento da Plataforma Alas. Desde então, foram realizadas ações de fomentos e mobilização de recursos com organizações parceiras do investimento social privado (ISP) para o desenvolvimento pessoal e educacional de pessoas negras.

Por meio da campanha de matchfunding relativa às estratégias Asas e Elos, a proposta é que instituições de ensino, organizações sociais e empresas promovam a captação de recursos, via matchfunding, para ampliar a oferta de bolsas de estudo exclusivas para jovens e adultos negros. Foram selecionadas, após receberem uma carta-convite, as seguintes organizações:

• Afrofund
  • Insper
  • Semear
  • Singularidades
  • Vetor Brasil.

Além da oferta de bolsas, outro ponto importante ressaltado por Viviane Soranso, coordenadora do Programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, é a necessidade de que as participantes olhem para a diversidade também nas suas estruturas.

“A ideia é que estes novos parceiros da Plataforma`Alas, que estejam oferecendo oportunidades em suas instituições, façam um exercício de olhar da porta para dentro de suas organizações. Estimularemos, assim, a reflexão sobre de que modo as instituições estão olhando para a diversidade no seu quadro de colaboradores:Se for uma universidade, isso valerá para o seu quadro de professores, e assim por diante. Além das bolsas, esses parceiros precisam se comprometer internamente e se questionar: há pessoas negras em cargos de decisão nos nossos espaços?”, pondera Viviane.

Asas e Elos: duas estratégias, um objetivo

Para fomentar a formação de lideranças negras por meio das bolsas de estudos, foram lançadas ações relativas às estratégias Asas e Elos.

Na Estratégia Asas, os beneficiários são jovens de 16 a 24 anos, moradores de periferias, que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Médio e desejam desenvolver suas habilidades pessoais.

As instituições de ensino, organizações sociais e empresas precisam se comprometer com a implantação e manutenção de um programa de formação que tenham como eixo temático a empregabilidade e/ou o desenvolvimento educacional para o exercício de liderança e o acompanhamento dos/das jovens a longo prazo. Para isso, poderão captar até R$ 90 mil por meio do matchfunding.

Já na Estratégia Elos, as ações são voltadas para oportunidades de jovens e adultos que queiram se formar em instituições de ensino de ponta. As propostas devem contemplar a inserção e/ou permanência de pessoas negras em cursos e/ou formações, preferencialmente, com foco na carreira pública.

As propostas enviadas para essa estratégia tem como meta a arrecadação de até R$ 300 mil, que custearão as bolsas de estudo e/ou permanência enquanto durar o curso proposto.

Sobre o matchfunding

As propostas selecionadas criaram campanhas de financiamento coletivo com metas de arrecadação de até R$ 90 mil, que serão voltados para propostas de atividades formativas para jovens, e de até R$ 300 mil – neste caso, para bolsas de estudos e permanência em universidade. Durante a arrecadação, ⅓ deve ser arrecadado via financiamento coletivo, enquanto os demais dois terços serão financiados via aporte da Plataforma Alas.

As iniciativas selecionadas por esta chamada receberam o suporte da Benfeitoria para elaboração e ativação de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), por meio da qual pessoas e instituições poderão colaborar com o projeto, tanto financeiramente, como com divulgação.

Plano coletivo para colaborar

As campanhas de financiamento coletivo estarão disponíveis a partir de 1º de abril na Plataforma Alas. Venha fazer parte do plano coletivo para apoiar a chegada de lideranças negras a espaços de poder e de decisão.