Plataforma do Gife propõe ação coletiva das OSCs e do ISP para promoção da equidade racial

Por Amauri Eugênio Jr. / Reportagem publicada no site da Fundação Tide Setubal em 30 de agosto de 2021

Para reforçar e ampliar a atuação do campo do investimento social privado na promoção da equidade racial,  incentivar as organizações a colocarem a equidade racial no centro das suas estruturas e torná-la um aspecto fundamental em seus programas e projetos, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) lançou em agosto a plataforma da Rede Temática de Equidade Racial.

O site coloca à disposição dos visitantes as ações desenvolvidas pelo grupo que compõe a Rede Temática de Equidade Racial, grupo criado em 2020 e coordenado por Fundação Ford, Fundação Roberto Marinho, Fundação Tide Setubal, Instituto Ibirapitanga, Instituto Unibanco, Itaú Social e Open Society Foundations.

“A plataforma compila, sistematiza e fornece referências, caminhos e orientações para que investidores sociais que estão buscando iniciar uma abordagem racial na sua atuação e também parâmetros para aquelas organizações do campo que já atuam na agenda e gostariam de reforçar ou diversificar suas estratégias e linhas de ação”, explica Ricardo Batista, coordenador de Políticas Públicas do Gife.

Plataforma pela equidade

A plataforma é um espaço para identificar, organizar e disponibilizar materiais sobre trabalhos desenvolvidos no campo do ISP. O espaço visa também fornecer elementos para inspirar demais organizações do terceiro setor a elaborarem iniciativas que tenham foco na promoção da equidade racial.

“A plataforma evidenciará metas, com subsídio do Censo Gife 2020, a fim de impactar as composições das intuições – da porta para dentro -, assim como o desenho dos programas e projetos e a destinação de recursos para apoio às organizações e lideranças negras”, destaca Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal.

De acordo com o Censo Gife 2018, 27% dos institutos e organizações contavam com pessoas negras e pardas nos seus conselhos deliberativos, enquanto 10% tinham projetos ou programas focados na população negra – o percentual caía para 2% se fossem consideradas organizações com foco prioritário nesse grupo. Desse modo, a organização dos conteúdos inseridos na plataforma foi concebida de acordo com os seguintes eixos temáticos:

  1. Caminhos para Atuação: o campo resgata, atualiza e reforça os eixos, linhas e práticas levantadas e sistematizadas no processo da construção coletiva e plural do guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer por… Equidade Racial?;
  2. Chamado para a Ação: a área reúne dados do Censo Gife sobre diversidade e equidade racial, buscando estabelecer metas para ampliar a proporção de pessoas negras em posições decisórias ou de comando, provocar e incentivar a incorporação da agenda racial em suas políticas organizacionais e programas. A seção contém também os 10 Princípios Globais para o Financiamento Negro e Compromisso pela Igualdade elaborados pelo movimento Black Philanthropy Month, cujo objetivo é, segundo Ricardo Batista, “convocar investidores sociais do mundo todo a ampliar o apoio e o financiamento às organizações e iniciativas negras a partir da realidade de que elas foram não só as mais afetadas pela pandemia de Covid-19, como são também as mais capazes de multiplicar nas bases sociais o impacto do investimento social”;
  3. Iniciativas: seção que mostra ações do campo do ISP nas diversas estratégias elencadas na área Caminhos para Atuação para conectar e inspirar investidores com base em experiências de impacto.

Exemplo da porta para dentro (e para fora)

A questão racial tem papel estruturante no trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal. A equipe composta por 28 profissionais conta com 15 integrantes negros  – ou seja, 53% do total de funcionários da Fundação. Outra frente de atuação é o Programa Raça e Gênero, o qual desenvolve editais e programas para potencializar lideranças negras de origem periférica, além de ações em âmbito interno, como a criação da Política de Diversidade e Inclusão.

Essas e outras ações de diferentes organizações podem servir, por meio da plataforma da Rede Temática de Equidade Racial, como inspiração para demais institutos e fundações. “Essas experiências estão presentes na Plataforma de modo a inspirar o campo, diversificando diferentes formas de atuação. É por meio da troca, dos debates, do compartilhamento de outras experiências que podemos aprofundar, criar ou até mesmo fortalecer uma determinada ação.”, completa Viviane Soranso.

Inspiração a alguns cliques de distância

Acesse equidaderacial.gife.org.br para conferir os trabalhos e materiais relativos à Rede Temática de Equidade Racial do Gife.